segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Consciência pesa ?

Por muito tempo assunto de interesse apenas da Filosofia, a consciência hoje ocupa lugar de destaque nas pesquisas científicas na área da psiquiatria, psicologia e da neurociência.
O Universo, pano de fundo onde a vida se desenrola, obedece a leis que regulam seu movimento e sua harmonia, assim como todo o espaço, os planetas, demais corpos celestes, assim como a Terra, leis que influem sobre tudo que existe, afinal.
Estas leis também regem toda nossa existência e promovem a comunicação e a interação entre os diferentes sistemas em direção a um desenvolvimento harmônico, no nosso caso, humanos que somos, atuam sobre nosso sistema nervoso, sistema respiratório, sistema circulatório, sistema endócrino, sistema digestivo, sistema excretor etc.
Tudo orientado por sistemas e leis regidos por uma consciência - invisível porém, extremamente poderosa. Alguns a denominam “Logos”, outros “Deus”, outros a denominam “Poder Superior”, outros “Consciência Suprema”, cada qual de acordo com suas crenças.
São inúmeros os exemplos que nos mostram o quanto a consciência orienta as ações nos diferentes reinos da Natureza.
Os animais de estimação aguardam seus donos diante do portão diariamente, no horário em que costumam chegar e quando seus donos estão viajando por alguns dias, pressentem sua presença próxima e correm para o portão esperando pela sua chegada.
Os cães aprendem rapidamente as regras da casa que os acolhe e quando quebram alguma norma expressam fisicamente o temor de serem castigados se escondendo e cobrindo os olhos ou mesmo se abaixando ou se arrastando pelo chão, numa tentativa de conquistar o perdão de seus donos.
Quando um cachorro se comporta mal ou acidentalmente machuca um companheiro de brincadeiras, logo procura se desculpar, exatamente como faria um ser humano bem-educado.
É sempre emocionante observar um cachorro junto a uma criança, especialmente bebês, interagindo com um senso de responsabilidade e de altruismo exemplares.
Os membros das colônias de ratos-toupeiras pelados se abstêm de se reproduzir em favor de sua rainha, além de passar a vida trabalhando por ela.
Quando observamos como as plantas, os vegetais e as flores respondem positivamente aos cuidados que lhes dedicamos, despertamos também para sua capacidade de retribuir manifestando sua consciência e sua gratidão em relação ao cuidado e atenção que lhe foram dedicados.
O Dr. Masaru Emoto comprovou, através de imagens, como a molécula da água se transmuta em diferentes formas como reação ao pensamento e à emoção emitidos por quem a observa.
Os físicos já constataram que os eletrons de um átomo respondem também ao pensamento e intenção daquele que o observa atentamente.
Tudo comprovado cientificamente através de pesquisas de laboratório.
Também nós, seres humanos, somos dotados de uma consciência que como uma ponte administra nossa conexão conosco mesmos e com tudo o mais que nos circunda, com o Universo.
Dizemos que sentimos um grande “peso na consciência” quando sabemos no nosso mais íntimo que transgredimos alguma Lei.
Atualmente, ouve-se muito as pessoas falarem em “expansão da consciência”, num empenho por conseguir alcançar a paz interior, isto é, um perfeito alinhamento com a consciência “maior”
O grande estudioso do ser humano, Carl Jung constatou que, numa mesma época, várias mentes captam uma mesma idéia, gerando uma descoberta, provocando sempre uma transformação, impulsionando a Humanidade para a frente, fenômeno que recebeu a denominação de “inconsciente coletivo”.
Verificou-se em laboratório que um fenômeno estranho ocorre sempre que uma grande quantidade de pessoas focaliza sua atenção numa mesma coisa, seja no Natal, no campeonato mundial de futebol ou na morte de um ídolo nacional.
Os pesquisadores conseguiram provar, através de pesquisas com bases de dados em laboratório, que uma consciência de grupo ordenada gera ordem em todo o seu ambiente.
Os cientistas têm constatado que ao redor da pessoas envolvidas neste tipo de fenômeno se formam fortes campos eletromagnéticos ligando-as umas às outras, algo que ainda foge ao entendimento da Ciência.
Muitos curadores e sensitivos conhecem bem este efeito a sua volta...
Assim, a Ciência começa a enxergar o atalho para explicar fenômenos como a cura à distância, a telepatia, a captação à distância de informações sobre o estado de um ente querido e muitos outros fenômenos denominados de paranormais.
Foi descoberto, através de pesquisas arqueológicas, que o homem desde sempre viveu em grupos, com vínculos fortes de dependência e de fidelidade em relação aos seus semelhantes.
Na Antiguidade o homem recorria ás figuras mitológicas para lhe ajudar e dar forças em diferentes circunstâncias. Estas figuras, chamadas “pagãs”, representavam entidades poderosas, muitas vezes ligadas à Natureza e a seus fenômenos. Esta foi uma época que poderíamos chamar de “infância da Humanidade”, em que nem passava pela sua mente conquistar algum tipo de autonomia e consciência própria.
O Cristianismo introduziu o conceito de que a Humanidade havia sido criada à imagem e semelhança da Deus, muito embora todos os seres humanos já nascessem imperfeitos e marcados pelo pecado. Mas, havia um caminho para sua salvação: a fé cega em um Deus (que poderia tanto lhes salvar de suas falhas, como lhes condenar pelas mesmas falhas).
Por muitos séculos, o ser humano acreditou que teria que reverenciar algum ser destacado de sua comunidade, por sua ligação com Deus, como uma autoridade a dirigir seus passos e definir a direção a ser dada para sua vida.
No século XVIII um novo pensamento filosófico passou a influenciar a sociedade, destacando a importância da bondade e do altruísmo como facetas inatas da natureza humana, aliviando, desta feita, o peso da crença na incompetência humana para ser feliz por si só, num impulso em direção à maturidade do ser humano e de sua consciência.
Dentro desta linha, Rousseau (filósofo francês) defendia a tese de que o homem nasce perfeito e a sociedade é que o corrompe.
Por difundir conceitos tão distantes daqueles apregoados pelo sistema social e pelas religiões da época, foi combatido veementemente e foi vítima de fortes perseguições. Seja como for, mais um passo havia sido dado em direção á maturidade do ser humano e de sua consciência.
No século XIX Charles Darwin encantou o mundo com o resultado de sua vasta pesquisa, que deu origem à “teoria da Evolução das espécies”, consagrando-o no mundo científico.
Seus conceitos sobre a “lei do mais forte” vinham plenamente de encontro com os anseios capitalistas e imperialistas, embora contrariassem a crença de que nascemos à imagem e semelhança de Deus, o que provocou uma certa reação negativa por parte da Igreja cristã.
No entanto, na mesma época, o filósofo Mandeville afirmava sua crença na natureza altruísta do ser humano, alegando a existência de uma consciência social baseada na bondade e na solidariedade, o que foi veementemente rechaçado por todas as lideranças da época.
Recentemente, o filósofo francês Luc Ferry declarou que acredita que a Humanidade caminha a passos largos para uma consciência espiritual sem lideranças religiosas, baseada apenas no amor e na solidariedade.
Clique aqui para conferir.
Afinal, quanto mais desenvolvida for a consciência do ser, maior sua autonomia e senso de liberdade, de respeito e de compaixão para com o seu próximo.
Apesar dos esforços incansáveis do sistema e da mídia em geral para influenciar a Humanidade a cultivar o consumismo, o culto ao Ego, a violência, a agressividade e a banalização da morte, a natureza inata do homem, mais forte, se impõe propiciando inúmeras oportunidades para que a humanidade caminhe em direção oposta.
Embora muito pouco explorada pela mídia, diariamente, inúmeros exemplos de atitudes altruístas e solidárias por parte dos animais e do ser humano têm sido testemunhados, especialmente em situações extremas causadas por desastres naturais ou mesmo provocados.
Os pesquisadores do comportamento humano sustentam a hipótese de que quando os humanos reconquistarem seu senso de pertencer a um grupo, terão suas consciências ampliadas e desenvolverão um poder divino para criar e alterar coisas na Terra!
A Ciência já constatou que fortes emissões eletromagnéticas têm sido lançadas em direção à Terra, a partir do Sol, influenciando a consciência e a mente de todos nós, humanos, estimulando nosso desenvolvimento mental, espiritual e a nossa capacidade de percepção e senso crítico, nos induzindo passo a passo à conquista da autonomia pessoal e à ampliação de nossos poderes inatos, conduzindo a uma consciência de um novo tipo.
Cá está entre nós a nova geração de crianças prontas para nos ajudar a conquistar a cada dia um senso de realidade mais transparente e mais justo, nos ajudando a derrubar o ideal de vida baseado apenas nas conquistas materiais, separando os seres ao invés de unir.
Enfim, consciência parece ser um fio firme e forte, embora invisível, que todos trazemos desde que a este mundo chegamos, que nos liga e nos une a tudo o que existe no Universo, que nos conduz a uma inteligência superior, provavelmente, nosso próprio “Eu Superior”, impulsionando-nos a cultivar a auto-estima, o respeito ao próximo, o amor ao chão que nos sustenta, a Terra, e a percepção e o reconhecimento da existência de outros mundos tão cheios de vida quanto o nosso.

Lúcia M.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Tempo

Tic-tac-tic-tac bate o relógio marcando o implacável tempo.
Primavera, verão, outono, inverno,
estações do tempo a nortear nossos sentires,
a orientar a flora, as frutas, as plantas, os pássaros, os animais...
Chove, faz frio, faz sol, venta forte é o ar manifestando o tempo.
É noite, é dia, é tarde, é manhã, é o Sol marcando o tempo.
O céu é o relógio do Tempo, 365 dias iluminados pelo Sol, 364 noites iluminadas pela Lua.
Tempo de sorrir, tempo de chorar, tempos internos em nosso ser.
Tempo de semear, tempo de colher, tempo, tempo, tempo...
Tempo desenhado na pele, como memória, como tatuagem.
Tempos idos, tempos futuros, tempos que são um presente.
Tempo que cura as feridas abertas por um velho amor...
O corpo responde o tempo todo ao tempo: hora de dormir, hora de acordar, hora de comer, hora de eliminar líquidos e sólidos...
Tempo marcado no calendário: juliano, gregoriano, Universal coordenado, islâmico, hebraico, chinês...
9 meses, tempo de gerar, mas também podem ser 7 meses, ou mesmo 8.
5 minutos de agressão que podem durar o tempo todo da nossa vida, lá dentro no arquivo da memória emocional...
Uma hora no forno e surge o bolo mais gostoso que já se comeu nesta casa.
Ouvindo aquela história de encontro, de amor, parecia até que o tempo havia parado, de tão calorosa e envolvente.
Uma hora no dentista, se parece com todo um dia de sofrimento (desculpe-me a sinceridade, meu querido dentista Dr. Fabiano).
Um aperto de mão, um abraço caloroso, segundos de luz iluminando e aquecendo toda uma vida
O bebê chorou por 2 horas que mais pareceram uma torturante eternidade.
Sentada ao lado do telefone, celular atento na mão, coração pulsando forte, foram os 20 minutos mais longos da minha vida...
2 horas de muito amor que podem durar para o resto da vida em um coração apaixonado.
Comer mais devagar, dar tempo para a comida passear por todo o corpo...
E eu aguardando ansiosa o placar, nervosa, esperando pela minha classificação naquela competição...minutos de extremo stress...um tempo que durou uma eternidade
Mãe de primeira viagem, ao amamentar preste atenção: 15 minutos em cada peito são suficientes.
Em apenas 40 minutos daquele tratamento de Apometria conseguimos consertar tantas feridas abertas por muitas vidas...
Imersa naquele livro e naquela história tão incrível, lá se foram 3 horas seguidas, mas, nem senti o tempo passar.
Era de 5 horas a diferença de fuso horário, e quando cheguei, parecia que havia dado uma rasteira no tempo, cheguei ao meu destino antes da hora em que havia partido...
O despertador tocou, me avisando que era hora de me levantar, tempo curto para tantas atividades, que tempo louco!
O fogo se propagou tão rapidamente, que em 3 horas destruiu toda a casa, muito pouco tempo para tanto fim.
Durante 4 meses acompanhei minha avó no seu crochê de quadrados coloridos e hoje, 25 anos depois, envolvo minha pequena filha naquela coberta cheia da sua energia.
Não se atrase, porque o vôo vai sair exatamente no horário.
Foi uma longa reunião de 4 horas, mas, descobri depois que poderiam se resumir em meia hora, não fossem os Egos inflados em exibição ao redor daquela mesa.
Foram 5 dias de viagem tão marcantes, que em tão pouco tempo minha concepção sobre a própria vida mudou.
Aquele sorriso saindo da alma e passando pela boca, pelos olhos, por todo o corpo, em segundos, iluminou toda aquela sala.
E as fotos revelando um tempo que já se foi...deixando saudades...marcando a história...
Tempo, o grande mestre a nos ensinar a paciência e a paz.
Nunca um “sim”, que durou um segundo, foi tão significativo e determinante para o resto das nossas vidas.
O tempo passou e meu rosto, meu corpo, meus olhos revelam o tempo.

Lúcia M.