quarta-feira, 21 de julho de 2010

Troca

Quando começamos a prestar atenção no mecanismo que move a vida e que nos traz a prosperidade e o desenvolvimento econômico, emocional, físico e psicológico, somos levados a dirigir nossa atenção para um detalhe aparentemente inexpressivo.
A vida se movimenta à base de troca : troca de palavras, troca de mercadorias, troca de gentilezas, troca de atenção, de afeto, de conhecimento, de desafetos, troca de habilidades, troca, troca, troca, um dá aqui e outro logo ali.
Até as borboletas, seres tão sutis, aparentemente criadas apenas para nosso deleite, para existirem e decorarem nossa paisagem alegrando nossa criança-interior, se abastecem das folhas que lhe dão suporte para seu desenvolvimento. São apenas três meses o tempo de sua existência, mas, ainda assim, transmutam aquilo que recolhem das folhas para nos presentear com sua delicadeza e cores, desviando-nos das questões pesadas do dia a dia e conduzindo nosso pensamento para outro patamar, muito mais sutil, efêmero e etérico. E a nossa “criança” se enche de vida e de poesia e agradece fascinada e feliz.
Enfim, dentro desta mecânica todos nós atuamos - na base da troca - mesmo quando não estamos conscientes disto.
É uma composição musical que acalma nossos sentidos, é uma dança que alegra nosso corpo e enleva nossa alma, é um filme que nos transporta para outras dimensões e outros mundos, é um livro que abre portas dentro de nossa imaginação, é uma ajuda material dedicada a uma pessoa num momento de necessidade, é a palavra no momento certo que muitas vezes funciona como resposta às dúvidas mais íntimas de uma pessoa lhe proporcionando aconchego de alma, é um abraço que acalenta...
Todas estas atitudes e até mesmo uma oração, um pensamento de amor, de apoio, de admiração, de “torcida” que se emane são poderosos porque trazem em si a nossa energia pessoal, como uma tatuagem que por mais que queiramos apagá-la permanecerá para sempre registrada.
É esta energia que move a vida, tudo o mais é só enfeite.
Esta energia tem um efeito multiplicador imediato, de uma eficiência assustadora e assim como vai, volta e na maioria das vezes, em maior intensidade e extensão.
A vida nos agradece por este cuidado. A Natureza também.

Lúcia M.

Um comentário: