segunda-feira, 23 de maio de 2011

A vida numa casca de noz

Nosso desenvolvimento como seres humanos, desde o nascimento até nossa passagem para outro plano, nos conduz ao nosso crescimento num processo de constantes mudanças em direção ao rompimento dos próprios limites, em direção à expansão.
Quando bebês, estamos ligados a nossa mãe em um relacionamento de profunda dependência. Nosso cérebro complementa seu processo de maturação, assim como o pulmão, o coração e o aparelho digestivo, a audição, a visão, etc.
Em seguida, a criança com certa autonomia física e fisiológica, inicia a fase de relacionamento com outras crianças e com todos aqueles que fazem parte do seu cotidiano, ampliando seu universo pessoal e laços afetivos.
A partir daí, a vida vai, pouco a pouco, nos propiciando um sem número de situações que nos conduzirão a uma ampliação cada vez maior de espaços dentro de nós e a conquista de maiores espaços externos também.
Assim é para todo ser humano porque assim é a Lei do Universo - sempre nos conduzindo em direção ao progresso.
Então, quero compartilhar aqui com você uma questão que tem pairado como uma nuvem imóvel e pesada sobre a minha cabeça, em função das inúmeras histórias que tenho escutado das pessoas a respeito de suas próprias vidas.
Por que será que tantas pessoas, com tantas qualidades, tantas virtudes incríveis, preferem viver suas vidas de maneira tão pequena, como se vivessem escondendo seus talentos do mundo e até de si mesmas, como se sua vida coubesse dentro de uma grossa, resistente e protetora casca de noz?
É como se a própria pessoa se enroscasse em fios invisíveis embora poderosos em que o orgulho, o comodismo, a preguiça, o medo, a sensação de impotência, a culpa, a impedem de se desembaraçar para poder se expandir enquanto desenvolve seus talentos...
E fico aqui me perguntando se nunca houve alguém que, com muita sinceridade e carinho, tenha conseguido convencer estas pessoas de que aqui estão para fazer brilhar todo o seu potencial e que o mundo passará a ser mais alegre, mais colorido, mais vibrante e mais valioso, quando cada qual e todas as pessoas juntas manifestarem com entusiasmo, com humildade, com espírito de doação ao Universo todo o seu talento escondido, sentindo-se a cada passo mais capazes e mais felizes com suas realizações.
A imagem que me vem à cabeça é a da borboleta, tão artisticamente linda, tão divinamente leve, alegrando a vida, enfeitando o mundo, após ter rompido os limites impostos pela natureza enquanto era apenas uma lagarta em um casulo.
Somos como ímãs.
Pensando pequeno atraímos apenas o que de menor e menos intenso o Universo tem para nos oferecer.
Quando nos encolhemos dentro de uma casca de noz, passamos a enxergar o mundo do tamanho... de uma noz.
O mundo, este mundão em que vivemos, é muito vasto e rico e quando colocamos o nosso universo pessoal e interior à disposição das forças do Universo, ele nos retribui numa reação instantânea de gratidão e de multiplicação.
Façamos a nossa parte, começando a acreditar em nós mesmos e não naquilo que achamos que os outros pensam a nosso respeito.
Acredite, pois, é verdadeiro e desperte o filho de Deus perfeito que você é!


Lúcia M.

2 comentários:

  1. Mama Mia!
    Sempre sempre pra frente, pra cima, pro alem!
    Luz e paz e luz e paz!
    Mais nada se precisa nesse mundo! Ops! Esqueci: luz, paz, dinheiro, dinheiro, luz paz!
    Andrea

    ResponderExcluir
  2. É, acho que não acontece de fora para dentro, por convencimento, e sim por desejo, a convivência contamina para o bom ou para o mau, é cômodo apequenar-se. Beijo

    ResponderExcluir