segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A vida em cores

As cores são manifestações de diferentes comprimentos de ondas de energia. Newton foi o primeiro a reconhecer que a luz branca é constituída por todas as cores do espectro visível e que o prisma não cria cores por alterar a luz branca, como se pensou durante séculos, mas sim por dispersar a luz, separando-a nas suas cores constituintes.
Nossos olhos percebem o branco como uma grande mistura de freqüências.
No caso da cor branca percebemos muitas cores do espectro sem que nenhuma predomine especialmente
Existe um fato interessante a respeito de cor: a cor não é uma propriedade da luz mas, uma reação eletroquímica do sistema sensorial - olhos, nervos, cérebro, por isto, deveríamos dizer que a luz é enxergada como sendo amarela e não que a luz é amarela. Você se lembra dos contos de fadas em que elas balançavam seus bastõezinhos e lançavam sobre o(a) seu protegido(a) uma nuvem de pozinhos coloridos, enchendo-o(a) de novas energias?
E você se lembra das histórias em que as bruxas enfeitiçavam suas vítimas lançando sobre estas seu manto negro acompanhado de maldições terríveis?
Sob uma visão fantasiosa, desde cedo tomamos contato com o poder das cores, acompanhado de forte e clara intenção.
Nas propagandas e nas embalagens as cores são de extrema importância como instrumentos de influência sobre os sentimentos e desejos dos consumidores.
A Igreja Católica sabedora disto, não por acaso, utiliza diferentes cores de acordo com a época litúrgica.
Os monges budistas utilizam as cores para identificar sua crença, e assim por diante.
Em todas as áreas profissionais existe detalhes da decoração do ambiente de trabalho aos uniformes, etc baseados na influência das cores no comportamento das pessoas.
Já foi constatado também que as cores emitem vibrações que correspondem à vibração dos sons.
Vermelho
: é altamente revigorante, energético e excitante. Atua sobre o sistema nervoso, promovendo uma sensação de confiança, coragem, iniciativa e força de vontade.
Estimula a circulação do sangue e os nervos, permitindo a liberação de adrenalina, ajudando a superar a depressão e o cansaço.
É a cor indicada para auxiliar em casos de anemia, de paralisia, de má circulação, de pressão baixa, de reumatismo, de resfriado, de bronquites e de depressão.
A cor vermelha é contra-indicada para pessoas com temperamentos coléricos, assim como também em casos de febre alta e hipertensão.
Quando percebemos que nos encontramos muito aéreos, esquecidos, distraídos, pouco conectados com as situações do dia-a-dia, pensando muito, mas, realizando muito pouco, é a cor vermelha que devemos vestir e visualizar mentalmente.
A freqüência de energia da cor vermelha traduzida em som na escala musical, corresponde à nota Dó.
Laranja: quando precisamos eliminar gordura do sangue ou quando sentimos que precisamos de mais vitalidade, saúde e energia, devemos usar/projetar mentalmente a cor laranja. Atuando sobre o sistema respiratório, auxilia também na fixação do cálcio.
Possui ação anti-espamódica e alivia cãibras e dores ocasionadas por tensão e por stress. Promove um estado de otimismo e aumenta o tônus sexual.
Esta cor também nos ajuda a liberar nossas emoções negativas e a remover as repressões e inibições. Ajuda a nos tornarmos mais receptivos a novas idéias.
O laranja estimula a mente, renova a fé na vida e é um forte antidepressivo.
É ideal para o espírito. Nos tons de damasco ou pêssego é ideal para os nervos.
A utilização da cor laranja é indicada para casos de problemas com o baço e os rins, cálculos biliares, artrites, reumatismo, bursite, obesidade, torceduras (braço, pé, joelhos, punhos) e problemas respiratórios.
O laranja é contra-indicado para pessoas com insônia.
Podemos também projetar/usar a cor laranja quando precisamos nos sentir mais seguros.
A freqüência da cor laranja corresponde ao som da nota musical Ré.
Amarelo : é uma cor especialmente energizante para o corpo e para o espírito, com efeito tônico. Atua no sistema nervoso central e no sistema autônomo simpático.
Sua freqüência vitaliza os neurônios cerebrais, favorecendo o raciocínio e a memória. Promove uma sensível melhora no autocontrole, favorecendo o equilíbrio e o otimismo.
Nos auxilia no equilíbrio entre o Amor e o Poder.
Vitaliza o coração e todo sistema circulatório. Favorece a defesa imunológica do organismo. Combate a preguiça funcional dos órgãos internos, estimula o fígado e os intestinos. Indicada nos casos depressão, eczema, indigestão, constipação intestinal, problemas no fígado, vesícula biliar e diabetes.
O amarelo é contra-indicado em casos de insônia, excitação mental, nervosismo, diarréia, gastrite e alcoolismo.
É a cor do Mestre Jesus e de Buda e dos seus serviços na Terra.
A nota musical Mi corresponde à freqüência da cor amarelo.
Dourado : pertence ao Sol. Projetado como um óleo dourado, como uma luz dourada, como a luz do Sol, atua sobre o sistema nervoso.
Na tonalidade ouro brilhante acelera a atividade vibratória do cérebro. É a cor que induz à sabedoria espiritual, auxiliando no acesso a dimensões superiores.
Projetado como um selo dourado atua sobre o plexo solar, a região da barriga.
Verde: é a cor do equilíbrio, da paz e da harmonia, motivo pelo qual as matas e a vegetação que cobrem o planeta Terra são verdes.
Você já reparou na cor da roupa do cirurgião? O verde é a cor da natureza e da cura. Acalma e descongestiona. Sua freqüência desinfeta e esteriliza.
Inspira concentração e consagração a serviço da Luz e promove uma sensação de renovação da vida.
Indicado para baixar a pressão alta, para baixar a febre, contra insônia, problemas emocionais, para auxiliar na ativação do crescimento das crianças, para vitalizar os órgãos do sistema digestivo, para vitalizar órgãos do sistema urinário, para estimular o pâncreas e nos tratamentos de câncer.
A cor verde neutraliza o excesso do vermelho, alaranjado e do amarelo.
A freqüência da sua energia corresponde à nota musical Fá.
Azul : Atua sobre o sistema nervoso central, acalma e tranqüiliza. Inspira proteção, iniciativa e fé.
A cor azul é especialmente eficaz quando projetada ao redor da garganta, pois, vitaliza as glândulas tireóide e paratireóides, além dos órgãos da garganta e do sistema respiratório. Pode ser usada também em casos de problemas relacionados com a voz.
Possui propriedades anti-sépticas, é refrescante e adstringente. É indicada contra febres, inflamações, dores de cabeça, insolação, disfunções da hipófise e da tireóide, insônia, queimaduras e nervosismo.
Porém, é contra-indicado para resfriados, tremores de frio, depressão e fadiga.
Sua freqüência é utilizada para fragmentar uma substância em diferentes partes.
A cor azul pode ser projetada para proteger, como um manto sobre as pessoas, locais, coisas e até sobre partes do corpo.
A vibração da nota musical Sol corresponde à freqüência da cor azul.
Azul índigo: Você já ouviu falar nas “crianças índigo” ?
A cor azul índigo estimula a intuição e limpa as correntes psíquicas do corpo. É uma cor com efeito anestesiante, induzindo ao relaxamento, pois, atua sobre o sistema nervoso central, trazendo calma e paz para a mente.
Sua freqüência atua como anestésica, anti-inflamatória, anti-hemorrágica e cicatrizante. É indicado para o tratamento de afecções dos olhos, ouvidos e nariz, insônia, dor de dente, eczema e acne. Diminui a pressão sanguínea e desacelera os batimentos cardíacos.
Não tem contra-indicação.
A freqüência de energia emitida pela cor azul corresponde à mesma freqüência emitida pela nota musical Lá .
Rosa : A freqüência da cor rosa fragmenta padrões negativos que bloqueiam a auto-estima e o sentimento de amor em geral, motivo pelo qual inspira sentimentos relacionados com fraternidade e com amor.
É a cor indicada para desintoxicar os centros nervosos, tonificar e vitalizar os nervos e para favorecer a circulação de todas as cores. Energiza o sistema nervoso, é tonificante e purificador sangüíneo.
O rosa não apresenta contra-indicações.
Violeta : esta cor regenera e transmuta energias negativas e pesadas em energias positivas e leves. É a cor da transmutação do negativo para o positivo.
Proporciona uma libertação e ajuda a florescer o sentimento de bondade, de purificação e de redenção.
Atua de modo tranqüilizante sobre o sistema nervoso simpático. Exerce efeito calmante no coração e purifica o sangue. Estimula o metabolismo do cálcio e atua sobre os hormônios. . A cor violeta atua como anti-inflamatório, desinfeta, e atua também contra o stress. Sua freqüência auxilia na cura de todas as manifestações de neurose.
Deve ser utilizada no tratamento de todas as moléstias mentais e nervosas, em tumores, câncer, raquitismo, perturbações no baço e problemas na bexiga.
Esta cor auxilia fortemente em qualquer situação adversa, quando projetada como chamas violetas.
A cor violeta potencializa o magnetismo pessoal. É a cor indicada para exercícios de concentração e de meditação.
O violeta não apresenta contra-indicações.
A nota Si corresponde à freqüência da cor violeta.
Branco: é a cor da paz. Indicada para energizar todo o corpo. É a soma de todas as cores.
Sua freqüência de energia proporciona a harmonia no conflito de idéias, inspira integridade e pureza através de todas as atividades da vida.
Pode ser projetada na região da base da coluna.
Não apresenta contra-indicações.
Para formar a luz branca é preciso o acorde das cores complementares, e essa luz torna-se mais viva e radiante quanto melhor a melodia resuma e sintetize o acorde das harmonias complementares.
Preto: é a ausência de cor e como tal absorve a energia de tudo o que se encontra ao redor. Sempre que possível evite usar qualquer peça de roupa da cor preta.
Temos recebido orientação de seres espirituais de elevada energia para projetar a cor violeta ao redor da Terra para ajudara modificar o padrão de energia em geral do negativo para o positivo, da dor para a alegria, da guerra para a paz, da violência para a harmonia e para a tranqüilidade etc.
Recursos muito simples podem nos ajudar a viver melhor e podem inclusive ajudar a transformar positivamente a nossa realidade.
Basta que usemos nossa imaginação, a criatividade e as cores. Podemos, por exemplo, imaginar-nos imersos em uma nuvem colorida ou a nossa casa, ou o nosso local de trabalho, ou o nosso carro, nossos filhos etc. Podemos também nos imaginar dentro de um tubo transparente, como se fosse de acrílico, que emite diferentes cores - de acordo com a necessidade.
Podemos também aplicar as cores nas circunstâncias específicas a cada uma delas, através de lâmpadas coloridas ou mesmo utilizando uma folha de papel celofane colorido cobrindo o vidro da janela do cômodo onde a pessoa a ser tratada se encontra.
Podemos nos utilizar da energia das cores sempre que desejarmos realizar alguma mudança em nossa vida ou sempre que quisermos ajudar alguma pessoa, inclusive à distância, projetando-a circundando-a por uma cor específica, de acordo com a necessidade.

Lúcia M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário